Empresa

Fundada em 06/01/2000 por Alcides Pereira da Costa, a Transportes Alcides Costa, unipessoal, Lda. inicia a sua actividade com um capital social de 50.000 euros, um camião de 17 toneladas agregado ao serviço nacional e a sua sede social em Cortiçada.

No ano 2001 inicia a actividade de transporte internacional com a aquisição da primeira viatura pesada, sendo que em 2003 já possuía uma frota de 5 viaturas no serviço internacional.

Em 2003 passa a denominar-se Transportes Alcides Costa, Lda.

A empresa ganha uma nova dinâmica e consegue implantar-se no mercado de transportes rodoviários de mercadorias, fazendo maioritariamente serviço internacional, fidelizando uma carteira considerável de clientes que lhe permitiram um crescimento sustentável.

Em 2006, apesar de já se adivinhar um clima de insegurança e instabilidade no sector dos transportes, os sócios, seguindo uma gestão cuidada mas sempre dinâmica, decidem apostar na compra de mais viaturas, tendo já uma frota com 12 viaturas pesadas a actuar todas elas no serviço internacional.

Recentemente, durante o ano 2007, ocorre o crescimento mais significativo da empresa. Em plena época de crise no sector, os sócios deliberam apostar forte na empresa e não se deixarem levar pelo ambiente de pessimismo e crise que se respirava seguindo o velho lema “ o Mundo pertence a quem se atreve.”

São adquiridas 5 novas viaturas, aumentando a frota para 17 viaturas pesadas no serviço internacional, aumentado o capital social para 150.000€ e inicia-se a construção de raiz de novas instalações sociais, implantadas numa área de cerca 9.000 m2. As novas instalações surgem para fazer face a dificuldades em acondicionar toda a frota nas antigas instalações e também com a intenção de entrar em novas áreas de negócio, nomeadamente na área de apoio logístico e armazenagem.

Em Fevereiro/2008 dá-se a mudança para as novas instalações e também a alteração da sede da empresa, passando agora esta a ser na Zona Industrial do Lajedo em Santiago de Besteiros. Após esta mudança e com o intuito de conseguir um apuramento mais preciso e eficaz dos custos de manutenção os Transportes Alcides Costa seguem uma política que já vinha sendo implementada nas antigas instalações, que é executar a manutenção preventiva e curativa das suas viaturas.

Uma das novas aspirações da empresa para 2009 vai no sentido de obter o certificado de qualidade, por forma a responder de uma forma eficaz e eficiente ás necessidades dos seus clientes de uma forma sustentada.